A torção gástrica é uma doença grave que poderá levar o animal ao óbito se não for socorrido a tempo. A presença do veterinário é fundamental pois quase sempre há necessidade de cirurgia após os primeiros socorros.
A torção gástrica acomete principalmente animais de grande porte, onde o estômago tem mais espaço para se movimentar, e que fizeram uma refeição abundante. Após duas ou três horas o estômago gira em seu próprio eixo e obstrui a entrada e saída. Se não for operado o animal morre em menos de 12 horas. Gatos e animais de pequeno porte estão menos propensos a terem uma torção gástrica, mas pode ocorrer.
Quais os sintomas da torção gástrica?
De imediato percebemos uma inquietação estranha, sem que consigamos entender o que se passa. Cães e gatos não falam e, muitas vezes, escondem os sintomas. Há, também, dor abdominal intensa, dilatação abdominal, salivação, tentativas de vômito sem sucesso, dificuldade respiratória, mucosas pálidas e perda de consciência.
Evitando a torção gástrica
Não permita a ingestão de grande quantidade de alimentos numa só refeição, assim como grande quantidade de água. Alimentos fermentáveis favorecem a torção gástrica. Após a refeição obrigue o animal a descansar. Nada de brincadeiras até a completa digestão. Geralmente eles gostam de descansar após o almoço, principalmente se o “dono” também tiver esse hábito saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário