quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Envenenamento de animais

O que fazer em caso de envenenamento de animais?

O socorro veterinário deve ser procurado imediatamente. Pegue o animal e leve à clínica mais próxima.
E se acontecer durante a madrugada ou não houver clínica veterinária por perto? Quais os primeiros socorros para o caso de envenenamento de animais?
Se o envenenamento for por chumbinho, que acontece com mais frequência, os efeitos são muito rápidos após a ingestão. Se conseguir fazer com que o animal vomite, tente fazê-lo, mas será necessário levá-lo ao veterinário para a lavagem estomacal.  “Animais intoxicados são tratados com lavagem estomacal (até 2h após ingestão), sulfato de atropina para conter a maioria dos sinais causados pelo aldicarb, soroterapia para eliminar mais rápido o veneno, anti-hemorrágico, anticonvulsivantes, carvão ativado para evitar a absorção do tóxico pelo organismo, etc…” (Web Animal )  Só uma clínica veterinária teria condições de prestar este socorro de modo eficiente.
O envenenamento também pode ser causado por outros agentes, como carrapaticidas e  inseticidas não apropriados, e muitas outras substâncias tóxicas. Casa caso é um caso e requer tratamento específico.
Atenção: O leite não é indicado para envenenamento de animais!  Alguns venenos são lipofóbicos (não absorvem direito com gordura) e o leite poderia ser indicado se não houvesse mais nada a fazer. Infelizmente, a maioria dos venenos são lipolíticos (atraídos por gordura) e o leite ajudaria na absorção.
Se um animal ingeriu um veneno de rato comum, um dicumarínico, não adianta administrar um anti-tóxico vendido em agropecuárias. Será necessário utilizar um antídoto específico para interromper os efeitos do veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário