terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Berne e bicheira


Berne e Bicheira são larvas que parasitam animais e seres humanos, sem distinção. A larva do Berne é maior e se instala em acomodações individuais, se assim pudermos chamar. As Bicheiras ocupam espaços coletivos.
Dois tipos de mosca varejeira são os transmissores. As larvas do Berne são ovos da Dermatobia hominis. Esta mosca captura outros insetos, principalmente moscas comuns, e deposita seus ovos sobre elas. Também pode utilizar plantas do jardim com a mesma finalidade. Em contato com a pele de animais e humanos, os ovos se instalam no novo habitat e tornam-se larvas. Por sua vez, estas larvas se acomodarão na pele, penetrando-a, mas sem destruir tecido vivo mais interno. São facilmente identificadas pelo orifício que sempre permanece aberto, por onde respiram. Há caso de animais com diversos orifícios, cada um deles abrigando uma larva.
As bicheiras eclodem a partir dos ovos da Cochliomyia hominivorax, depositados em feridas. Neste caso os tecidos internos são destruídos e as dores que o animal sofre são terríveis.  Há casos de feridas onde são encontradas centenas de larvas. Sem tratamento, o animal acaba morrendo, depois de grande sofrimento.
É necessário retirar as larvas para evitar infecções. O veterinário deverá ser chamado pois a tarefa requer profissional qualificado.  Há medicamentos que matam as larvas internamente, sem dilacerá-las,  e facilitam a posterior retirada com o uso de pinças. Animais que vivem nas ruas, mais sujeitos a ferimentos e a contraírem bicheiras, devem ser tratados com medicamentos caso não possam ser encaminhados a atendimento veterinário.
Sempre que houver um ferimento em seu animalzinho, proteja a área com Iodo e unguento, Além de proteger a ferida, impedindo que sejam depositados ovos, é um excelente cicatrizante.
Depois que o veterinário remover todos os invasores, o ferimento deve ser tratado com antissépticos até a completa cicatrização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário