segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Zoológicos conseguem pela primeira vez a reprodução de pinguins resgatados




O Zoológico de Bauru, no interior de São Paulo, registrou o primeiro nascimento de um filhote de pinguim-de-Magalhães na história dos zoológicos do Brasil. O pequeno nasceu no dia 16 de dezembro, após mudanças no recinto, como colocação de pedras para a construção de ninhos e controle da temperatura.
 Os primeiros pinguins do Zoo de Bauru chegaram no ano de 1989. A intenção do parque foi a de dar uma segunda chance aos animais que eram encontrados feridos e debilitados nas praias brasileiras. A mãe do filhote foi encaminhada ao zoológico por uma Organização Não Governamental (ONG) de reabilitação de animais marinhos de Salvador, Bahia, enquanto o pai veio do Aquário de Ubatuba, litoral paulista.
 
Até então, os únicos registros de nascimento de pinguins-de-Magalhães em cativeiro no Brasil foram em aquários, nunca em zoológicos, e mesmo assim o número é baixo: apenas três filhotes. O Aquário de Santos conseguiu sucesso apenas uma vez e o Aquário do Guarujá conseguiu registrar o nascimento de dois filhotes.
 
Gêmeos em Gramado – O Gramadozoo, no estado do Rio Grande do Sul, também conseguiu um fato inédito: o nascimento de dois filhotes. O primeiro ovo eclodiu no dia 26 de dezembro e o segundo no dia 29. Casos de nascimentos duplos são raros e, na natureza, é comum apenas um sobreviver. Os pais, no entanto, surpreenderam os funcionários do zoológico e estão se dedicando igualmente aos irmãos.
 
Assim como em Bauru, os pinguins do zoológico de Gramado também são vítimas da ação do homem e conseguiram uma segunda chance. Os pais dos filhotes são vítimas de um derramamento de óleo em Santa Catarina. O pai ficou cego de um olho e a mãe apresenta problemas respiratórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário