domingo, 27 de janeiro de 2013

Adoção um gesto de Amor!!


Eles estão em abrigos lotados, espalhados pela cidade, passando fome, sendo maltratados, correndo o risco de serem atropelados e contraindo doenças. É grande o número de animais que vivem nesta situação (Cais, gato,etc..). Eles não sabem falar, mas se soubessem, com certeza diriam: socorro, eu também sou um ser vivo e preciso de ajuda, de cuidados, de amor, de carinho e, principalmente, de um lar.


Adotar um animal é amar e sentir um sentimento profundo entre um e outro é vc saber que o animal não é um produto mas sim uma vida que vai ti alegrar e ti dar muito amor.  

                                    Faça com carinho adote um cãozinho ou um gatinho !!  

Tem gente que não suporta ver algum bichinho sofrer. Em compensação, vemos inúmeros casos de animais, gatos e cachorros abandonados, maltratados sem um lar para alegrarem e também serem felizes. Mas uma história que poderia ser triste pode se transformar em uma lição de amor e, porque não, esperança. Basta adotar um animal de estimação. Conheça os benefícios e também as responsabilidades de adoção.



Existem muitas formas de se adotar um animal. Desde as mais simples, como encontrar e cuidar de um animal da vizinhança até as que exigem grandes esforços: como as feiras de adoção.  Há também em todo Brasil pessoas que voluntariamente, resgatam e cuidam de animais abandonados, que estão em precárias condições de sobrevivência. Essas pessoas são chamadas de Protetores. Além de cuidar, os protetores fazem o intermédio entre o cão (ou gato) e pessoas com desejo de terem um animal de estimação. 
Outra opção é procurar ONGs especializadas na proteção e adoção de animaisdomésticos. 
Independente da forma, a adoção é um gesto único que pode beneciar a sua vida e a vida do animal.








Mulher com distúrbio de sono é salva por papagaio




Uma britânica que sofre de um distúrbio do sono disse que seu papagaio aprendeu a acordá-la toda vez que ela dormia em posição perigosa.

Em 2009, Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, foi diagnosticada com apneia obstrutiva do sono (AOS).

Schafer explica que Dominic, seu papagaio-cinzento, pode imitar o seu ronco e acordá-la batendo as asas e mordendo seu ombro se perceber que ela parou de respirar.

Muito comum, a apneia do sono eleva a pressão sobre o coração e pode provocar sérios problemas cardíacos.

Schafer conta que, no início, ficava envergonhada quando Dominic imitava seu ronco.

"Mas desde que a minha doença começou a piorar, ele aprendeu a me acordar quando eu dormia em uma posição perigosa, ou quando eu parava simplesmente de respirar", explicou.

"Ele se tornou realmente meu maior protetor", acrescentou.

A apneia é causada por uma interrupção das vias respiratórias durante o sono e uma de suas consequências diretas é o ronco alto.

Antigamente, quando Schafer pegava no sono sentada, por exemplo, chegava, muitas vezes, a bater com o rosto na mesa de sua sala de estar dormindo.

Por causa disso, ela quebrou seu nariz cinco vezes, além de ter fraturado seu ombro.

Michael Oko, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono no Boston Pilgrim Hospital, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra, disse: "Uma a cada cinco pessoas que ronca sofre de apneia obstrutiva do sono que, sem não tratada, pode levar a problemas cardíacos significativos e não-oxigenação do cérebro".

"Felizmente para alguns de nós que não podem recorrer a ajuda primordial de um papagaio talentoso, há tratamentos altamente eficientes e recomendados", explicou.

Schafer possui agora um equipamento de oxigenação ao lado de sua cama, que a impede de parar de respirar enquanto dorme.

"Ao mesmo tempo que sou grata a Dominic por sempre estar alerta, certamente não sentirei falta das chamadas dos paramédicos ou dele fazendo graça do meu ronco", afirmou.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Golfinho Um animal muito lindo e carinhoso




O golfinho é um mamífero aquático altamente inteligente, a quem foi atribuído o salvamento de muitos náufragos no meio de destroços, sempre foi tido como um dos melhores amigos do Homem no oceano. O maior dos golfinhos de focinho deve o seu nome ao seu bico comprido, a fazer lembrar o gargalo de uma garrafa. Pensa-se que os golfinho nariz de garrafa são muito inteligentes e vivem em grupos sociais. Comunicam uns com os outros utilizando silvos distintos, clique e linguagem corporal.







Animais Selvagens!!









Tráfico de Animais




Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais, que movimenta aproximadamente 20 bilhões de dólares por ano, sendo a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro, ficando atrás do tráfico de drogas e armas. 

O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.


De acordo com agentes fiscalizadores, os animais no Brasil são retirados principalmente dos Estados da Bahia, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Paraíba e Ceará. Os principais centros consumidores são os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Aproximadamente 90% dos animais capturados no Brasil são comercializados no próprio território nacional.

Os animais, depois de capturados, são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores, o papagaio é sedado e escondido em tubos de PVC no fundo de uma mala, as cobras são presas em meias de nylon, vários animais são covardemente dopados. 




sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Uma raça de cachorro que acho muito lindo!!!

Raça Vizsla

Esta fantástica raça de uma boa estrutura física é de origem Húngara e o seu nome significa alerta. É um animal bastante inteligente, o que combinado com a sua constituição física faz dele uma óptima raça para vários tipos de trabalhos.

Devido à sua massa muscular, ele é capaz de dar grandes saltos, o que é uma vantagem enquanto cão de guarda mas uma desvantagem enquanto cão de companhia, pois muitos tendem a fugir pela janela quando apanham os donos distraídos. Para evitarmos isto, é necessário disciplinar o animal.






Raça VizslaImagens da Raça Vizsla

Para se ter um cão de raça Vizsla, é preciso ter muito tempo para ele, pois ele requer muita atenção e muito exercício físico não só para manter a sua grande estrutura física como também para gastar as suas energias, não dando então problemas em casa.

Raças de gato diferente !!! DEVON REX e MINSKIN

gato devon rex

Esta curiosa raça surgiu na década de 60, e é muito parecido – embora não tenha parentesco – com as raças Cornish e Rex Alemão. O que é diferente nesta raça é que ele tem pouquíssimos pêlos superficiais, e é coberto pelos pêlos menores dos gatos, que são enrolados. A raça também é característica pelos olhos e orelhas grandes. Os gatos desta raça são ativos, brincalhões e amigáveis, e gostam de ser carregados no ombro dos donos, como papagaios. O Devon Rex também é uma raça muito inteligente, e aprendem truques com muita facilidade, como buscar brinquedos, além de andar tranquilamente com coleiras.

gato Minskin

Os gatos desta raça fazem parte de uma série de criações chamadas de anãs: criadas a partir da mistura de um Munchkin (o número 4 da lista) com outras raças de gatos. Os Minski, especificamente, são criados a partir da mistura do Munchkin com os gatos sphynx (nosso número 1). Eles parecem os gatos da raça sphynx, só que menores. Esta ainda é uma raça muito nova, que foi criada em 1998 e tinha apenas 50 exemplares até o ano de 2005.
gato Sphynx

gato Sphynx


Assustadores? Répteis e anfíbios podem ser muito fofos!

Mark Bridger/The Grosby Group

Mark Bridger/The Grosby Group

Repare nas cores vibrantes desse camaleão! Além disso, dá para ver que os olhos dele estão cada um para uma direção!


Mark Bridger/The Grosby Group
Esse lagarto está de olho em alguma coisa bem gostosa. Se liga no olhão arregalado dele!

Mark Bridger/The Grosby Group

Muitos sapos são coloridos, mas todas essas cores escondem armadilhas. Isso porque elas chamam atenção, mas quase sempre estão ligadas a vários tipos de toxinas presentes na pele desses anfíbios

Mark Bridger/The Grosby Group
E esse lagarto coberto de gotas de orvalho? Uma fofura, né?



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ANJOS QUE NÃO POSSUEM ASAS






" Alguns anjos não possuem asas, 
Possuem quatro patas, um corpo peludo, 
Nariz de bolinha, orelhas de atenção, 
Olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, 
São tão anjos quanto os outros (aqueles com asas) 
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto 
Qualquer anjo costuma dedicar-se.
Que bom seria se todos os humanos
Pudessem ver a humanidade perfeita de um animal !"

ANIMAIS TAMBÉM SOFREM COM O CALOR EXCESSIVO

Os animais não transpiram como nós, que transpiramos pela pele.Eles fazem isso através da língua e, por isso, é muito comum encontrar os animais ofegantes.O pêlo preto piora a sensação de calor e se o animal for obeso também é ruim, pois a gordura é isolante de temperatura.
Então siga alguns cuidados para curtir o verão com seu amigo de quatro patas sem deixá-lo com a respiração ofegante, apático, com hipersalivação e desorientado pelo calor intenso.



  • O ideal é sempre deixar os animais em um lugar mais fresco, e sempre oferecer água fresca e limpa, pode-se misturar água na temperatura ambiente com um pouquinho de água gelada, ou então, colocar uma pedrinha de gelo na vasilha.
  • Também é importante pôr protetor solar no nariz dos cachorros e gatos, sempre que for passear com eles. 
  • O uso de filtros solares veterinários com fator de proteção de no mínimo 15 é recomendado por especialistas para os cachorros e gatos de pelagem branca. Os cães das raças pit bull, bull terrier e boxer tem predisposição a câncer de pele, então esse cuidado é muito importante.
  • A recomendação é para que os animais NÃO sejam expostos ao sol forte e se saírem para caminhar nesses dias de calor intenso é preciso espalhar protetor em áreas como focinho, abdômen, orelhas (cuidado para não jogar o produto dentro do ouvido) e contorno dos olhos. 
  • Evite passeios em horários de sol forte, as caminhadas e os exercícios físicos com os cães devem ser evitados entre 10 e 17 horas. Se for necessário passear nesses horários, mude o trajeto, prefira locais com grama ao invés de asfalto. O piso quente, além de queimar o coxim (a almofadinha sob a pata), prejudica a troca de calor, isso acontece pois os cães, ao contrário dos humanos, não trocam o calor pela pele e sim pela respiração e pelo coxim.
  • Veterinários alertam para o aumento do risco quando se trata de cão idoso, filhote, obeso ou de focinho curto, a exemplo de raças como boxer, buldogue, pug e lhasa apso. A explicação é que esses cães têm mais dificuldade em manter o equilíbrio térmico. 
  • O animal pode e deve tomar mais banhos do que o habitual nesses dias mais quentes. Se der banho em casa, prefira água morna (quase fria) e xampus próprios para o tipo de pêlo do cachorro ou gato. Apesar do calor, o secador é indispensável para evitar a propagação de fungos e bactérias. Use o secador numa temperatura média e a uma distância de 30 centímetros dos pêlos. 
  • Aparar o pêlo também é uma boa dica para amenizar o calor.
  • A tosa higiênica (retirada de pêlos do ânus, órgãos genitais e ouvidos) é fundamental, sobretudo nessa época. A retirada de pêlos do abdômen é uma dica para melhorar o conforto térmico.  
  • Isto é muito importante, nunca deixe os animais dentro do carro. Especialistas alertam para que em hipótese alguma deixe seu animal de estimação dentro de um veículo estacionado.De acordo com um estudo norte-americano, em um dia típico de verão, a temperatura no interior do automóvel  sobe de 35,5 para 46 graus em apenas 10 minutos, extremo que pode ser fatal para o animal.Segundo o levantamento, deixar o vidro aberto não resolve o problema do superaquecimento.

  • Durante as viagens e passeios de carro, mantenha o veículo bastante ventilado para transportar o animal. A dica é levar bebedouros portáveis ou garrafinhas e vasilhinhas para  que o seu cão ou gato possa beber água. 

Os gatos são capazes de prever a morte das pessoas?


Introdução

Em julho de 2007, uma história fascinante surgiu no New England Journal of Medicine sobre um gato (em inglês) que podia "prever" as mortes de pacientes em uma casa de saúde várias horas antes deles morrerem. Oscar, um gato adotado pela equipe da Casa de Saúde e Reabilitação Steere em Providence, R.I., fez pelo menos 25 previsões bem-sucedidas, nas quais os pacientes morreram horas após o gato sentar ao lado de seus leitos. Após a equipe da casa de saúde ter percebido a capacidade de Oscar, eles começaram a alertar as famílias sempre que o gato assumia seu posto próximo ao paciente. A maioria das famílias tolerava ou mesmo agradecia a sua presença, apesar de Oscar ficar estressado se forçado para fora do quarto de um paciente morrendo, miando atrás da porta.
Gatos normalmente são associados a um comportamento alheio e independente.

Gatos normalmente são associados a um
comportamento alheio e independente.
Eles realmente têm um sexto sentido quanto à morte iminente?
As ações de Oscar parecem ser deliberadas. Ele regularmente caminha em volta da unidade da casa de saúde para pacientes com demência (em inglês) avançada. Ele fareja e fita uma paciente antes de sentar-se ao lado dela. Oscar então ronrona enquanto está com a paciente e normalmente a deixa logo após ela morrer.
Como Oscar faz isso? Trata-se de um "sexto sentido", um cheiro exclusivo que ele fareja ou algo mais? Especialistas em animais formularam várias explicações, mas a maioria concorda que provavelmente isso tem a ver com um cheiro específico produzido por pacientes terminais. Em outras palavras, pessoas que estão morrendo exalam cheiro de determinados produtos químicos que não são detectáveis por outros humanos, mas que podem provocar o olfato de Oscar. Um especialista em felinos disse que os gatos podem sentir doenças em seus amigos humanos e animais [Fonte: BBC News (site em inglês)]. Jacqueline Pritchard, uma especialista em animais, disse à BBC News que ela estava certa de que Oscar estava sentindo os órgãos vitais entrando em colapso [Fonte: BBC News (site em inglês)].
Quanto a por que ele faz vigília próximo aos pacientes, Oscar pode estar imitando o comportamento da equipe que passa mais tempo com pacientes que estão morrendo. Um especialista em animais sugeriu que pode ser que Oscar simplesmente aprecia o conforto de cobertores aquecidos colocados em pacientes que estão morrendo [Fonte: NPR (site em inglês)].
Histórias de animais com habilidades notáveis não são raras. Há muito tempo existem histórias de cães que detectam vários tipos de câncer com seu faro. Um estudo comprovou depois que os cães podiam sentir evidência de câncer de bexiga ao farejá-lo na urina. Algumas pessoas que sofrem de epilepsia(em inglês) grave usam cães especialmente treinados fornecidos por instituições de caridade. Esses cães avisam seus donos sobre convulsões(em inglês) iminentes, dando lambidas ou fazendo algum outro sinal. Uma mulher disse que seu cão regularmente lhe dá um aviso com antecedência de 40 minutos, permitindo que ela vá para um local seguro para não se preocupar com perigos quando ela tem convulsões [Fonte: BBC News (site em inglês)].
Os cães que sentem convulsões buscam cheiros sutis e mudanças nas características dos seus donos (como pupilas dilatadas). O seu treinamento, que leva pelo menos um ano, lhes ensina a avisar seus donos. Apesar de estarmos acostumados a ouvir falar de cães que aprendem a ajudar os cegos ou a buscar pessoas feridas, o caso de Oscar é mais curioso. Gatos, diferentemente de cães ou mesmo elefantes, não são associados a um comportamento altruístico ou empático. Cientistas acreditam que cães podem sentir doenças nos outros devido à sua origem evolucionária como os lobos, que precisavam ser capazes de detectar quando algum animal na matilha estava ferido ou doente.
Nós descobrimos algumas explicações racionais para as ações de Oscar e de cães que prevêem convulsões: cheiros sutis, pupilas dilatadas, comportamentos aprendidos. Mas, e quanto a outros comportamentos animais estranhos? Alguns animais podem realmente prever terremotos ou sentir compaixão? Na próxima página, vamos nos aprofundar no mundo da etologia.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

É crime!!!


Não importa se o animal é domestico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é oartigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A Lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço.
Então, vamos ficar de olho, e não deixar pessoas de coração ruim maltratar animais e saírem impunes.
Vamos denunciar a violência contra os animais.




Animais em extinção: veja lista de animais mais ameaçados do Brasil


 A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira. 


Extinção no Brasil

O Brasil possui uma lista com 627 espécies ameaçadas de extinção, de acordo com pesquisa realizada em 2008 pelo Ministério do Meio Ambiente. A lista anterior, divulgada em 1989, tinha 218 animais. Essas espécies estão descritas no chamado Livro Vermelho. É alarmante notar que mesmo na categoria criticamente ameaçada, a quantidade de espécies ainda é enorme. São 130 espécies de invertebrados terrestres, 16 anfíbios, 20 répteis, 160 aves, 69 mamíferos, 78 invertebrados aquáticos e 154 peixes. E esta é a grande novidade da lista: agora os peixes estão incluídos. 


Por que ocorre a extinção?

A extinção é um evento natural e semelhante ao surgimento de novas espécies. O surgimento de uma espécie acontece através do fenômeno da especiação, quando há longo período de isolamento geográfico seguido de diferenciação genética. Já o desaparecimento natural ocorre por meio de catástrofes da natureza e da competição com indivíduos mais eficientes para prosseguir com a evolução da vida na Terra. 

Porém, o surgimento e a extinção natural acontecem de forma extremamente lenta, em milhões de anos, como aconteceu com os dinossauros. O que vemos hoje, é a interferência direta do homem sobre a natureza, movida pelos seus próprios interesses. 

As ações humanas são o principal agente do processo de extinção das demais formas de vida no planeta: desmatamento, poluição, expansão demográfica e das cidades em ritmo acelerado. No Brasil, a onça-pintada está muito perto da extinção. Ela precisa de vasto território para sobreviver, e ele está sendo tomado pelas cidades, monocultura e pecuária. 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Raças: Javanês


bichano da raça Javanês é originário da Grã-Bretanha, quando os britânicos tentaram recriar o Angorá e, apesar de ter origem europeia, ele se assemelha aos gatos orientais.



Ágil e muito simpático, o Javanês tem um porte médio, pesando de 2 a 3 quilos e tendo pelos curtos e macios. O Javanês é o típico gato de apartamento e de companhia, embora, às vezes, precise de seu próprio espaço, como todo bom gatinho territorialista.


Ele se destaca pela sua inteligência, portanto, PetLovers, não se assustem caso vejam um gatinho dessa raça abrindo portas, por exemplo, pois eles são muito observadores.



Cuidados com a limpeza e a higiene das orelhas dos cães

A preocupação com a saúde dos nossos amiguinhos de quatro patas é fundamental, não é mesmo, PetLovers? E um dos problemas que afetam nossos pets com bastante frequência sãoinflamações nos ouvidos. Isso porque essas áreas são abafadas e úmidas, o que as torna ideais para o desenvolvimento de fungos e bactérias.



Como nossos pets não podem nos avisar de dores ou incômodos, fique atento aos sinais de que seu bichinho possa estar com problemas. Se o seu pet está sempre balançando a cabeça ou andando com ela inclinada ou coçando com a pata sem parar, pode ser sinal de que há algo incomodando no ouvido. Latidos, choros ou uivos, aparentemente sem motivo, também podem significar algo errado, e quando isso acontecer, procure um veterinário.


Lembre-se sempre que orelhas saudáveis têm coloração rosada e textura lisa. Secreções, cera, descamação, aparência grosseira e odor não são bons sinais e a ajuda deve ser procurada imediatamente.





Uma maneira de evitar problemas é fazendo a limpeza correta dos ouvidos dos bichinhos periodicamente com algodão umedecido com álcool ou gel de limpeza específico para isso, ou quando ele toma banho. Falando nisso, no banho, ocorre problemas com água no ouvido dos bichinhos, por isso, coloque um algodão na orelhinha deles antes do banho e não se esqueça de tirá-lo depois! Isso deve evitar que entre água no ouvido do animal.
E o mais importante de tudo, em caso de infecção, procure um veterinário e não interrompa o tratamento antes do prazo dado por ele, mesmo que os sintomas desapareçam! Isso evita que a inflamação volte mais forte e resistente ao medicamento. Sigam essas dicas, PetLovers, e evitem problemas com as orelhinhas do seus amigões!