quinta-feira, 29 de novembro de 2012

11 curiosidades sobre animais que pouca gente sabe


Creio que nenhuma delas vai mudar consideravelmente a sua vida, mas informação nunca é demais. Confira 11 curiosidades sobre os animais que pouca gente sabe.
1 - As abelhas nunca dormem.
2 - Águias acasalam-se no ar.
3 - Um caracol pode deslizar sobre uma lâmina de barbear, sem ser ferido, produzindo muco que ajuda a deslizar de forma inofensiva.
4 - Se você deixar um peixe dourado em um quarto escuro, acabará por deixá-lo branco.
5 - Um leão macho adulto pesa entre 150 – 240 kg.
6 - O coração de um gato bate duas vezes mais rápido que um coração humano, de 110 a 140 batimentos por minutos.
7 - Ovinos podem reconhecer uns aos outros através de fotos.
8 - As aranhas têm sangue transparente.
9 - Um rato pode cair de um prédio de cinco andares, sem maiores prejuízos.
10 - As minhocas podem ter 15 pares de corações.
11 - Estima-se que milhões de árvores são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e esquecem onde escondeu.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Animais tem depressão...

O animal tem depressão?
Sim, assim como os humanos, qualquer mamífero pode ficar deprimido. 

Nos animais de estimação, um dos principais sintomas é a falta deinteresse pelas atividades rotineiras, como comer, passear, brincar. 

A origem pode ser genética ou causada por doenças, como viroses. 

Manter um animal isolado do carinho do dono ou preso em um ambiente pequeno e sem estímulos também pode gerar depressão. 

E até mesmo o estado depressivo do dono pode afetar o animal.


A verdadeira idade dos cachorros

Convencionou-se dizer que cada ano canino corresponde à sete anos da idade do homem... Mas será que um cão de 15 anos teria mesmo 105 anos? Essa correlação não é muito precisa. Não existe uma tabela exata, pois a idade do cão varia com inúmeros fatores. Por exemplo: raças grandes ou gigantes vivem menos tempo, ou seja, 9 anos para um doberman representam muito mais idade do que para um poodle. As raças pequenas, sabidamente, têm longevidade maior. 

Você já deve ter visto um cão de 10 anos que aparente ter bem menos idade. Como no homem, alguns indivíduos tardam a envelhecer, enquanto outros parecem ter envelhecido precocemente. A alimentação, prevenção de doenças e cuidados  com o animal irão influenciar em sua saúde e aparência, embora, em alguns casos, esses fatores não sejam determinantes. Mesmo extremamente cuidado, não há como retardar o envelhecimento dos animais.

conhecimento da idade do cão em relação à idade humana nos ajuda a entender melhor o comportamento de nossos animais. Para termos uma idéia aproximada dessa relação, podemos usar a tabela abaixo. Como já foi explicado, ela é apenas uma base para você determinar a idade do seu cão. Agora é só tirar a dúvida: será que ele está mais conservado do que você? 

Coisa de Elefante

                                                                     
                                                             

Por Eduardo Kato, biólogo e professor de Gestão Ambiental do INPG
Um guarda-caça que atuou em diferentes parques de preservação da vida natural na África relata durante uma interessantíssima conversa tida anos atrás que em um dado segmento, uma estreita estrada em terra batida que costurava uma região de um dos parques nacionais de preservação existentes na África tangenciava uma restrita mata densa encrava na vasta savana do parque.
Diariamente, dezenas de turistas percorriam o parque em seus carros observando dezenas de diferentes animais soltos pelo parque.
Conta o guarda-caça, responsável pela bem estar destes turistas, que um grande elefante macho postava-se escondido em um ponto da mata à beira da estrada, escondido dos carros que passavam. Ao identificar carros menores passando, saia ameaçadoramente barrindo com as orelhas abertas e a cabeça levantada e parava no meio da estrada. Neste ponto ficava observando a reação dos passageiros e parecia divertir-se com todas aquelas caras assustadas. Depois de alguns segundos, abaixava as orelhas e tranqüilamente retirava-se até o lugar onde ficava novamente escondido esperando um segundo e um terceiro carro. Segundo o guarda caça, era comum este animal repetir regularmente este comportamento durante a semana, como se fosse uma espécie de divertido passa tempo, e mais, conta ele que percebia no olhar do grande animal uma especial satisfação e prazer.
Neste mesmo parque, como é de costume, os grupos familiares de elefantes formados por até uma dúzia de animais (filhotes, fêmeas e machos jovens) liderados por uma experiente fêmea deslocavam-se procurando vegetais para sua alimentação regular.
Regras bem definidas estabelecem o comportamento básico entre estes animais. Elas ordenam os vários aspectos da vida regular dos grupos familiares de elefantes. Este comportamento parece considerar inclusive aspectos como a prudência e procedimentos relacionados com o ensino deste mesmo comportamento - por exemplo cedo os pequeninos filhotes são ensinados nunca se afastar das proximidades de suas mães.
Uma tarde, o grupo alimentava-se da vegetação de gramíneas próximo de um lago. Movido pela curiosidade, um dos pequeninos foi se deslocando sorrateiramente em direção ao lago. Percebendo o ato, sua mãe deu um barrido de advertência "Cuidado, não vá que é perigoso. Volte já !".
O filhote parou, mas provocado pela curiosidade (os elefantes gostam muito de mergulhar em águas calmas), foi até a beira do lago. Logo depois escorrega no barranco e cai dentro do lago. Imediatamente, a mãe corre até lá, seguida de uma outra fêmea mais jovem, uma "tia". Rapidamente avalia a situação e decide "pescar" o desobediente com sua longa tromba.
A "tia" percebendo o nível de dificuldade da operação, posiciona-se atrás da mãe e segura firmemente uma de suas pernas traseiras. A mãe avança ao máximo sobre a beira do lago e retira o assustado filhote e o põe a salvo em solo firme.
Passado o susto, a "tia" retorna ao grupo enquanto a mãe "examina" o filhote com sua tromba para ver se "esta machucado". Encontrando tudo em ordem, empurra o filhote em direção ao grupo que mantinha-se quieto e atento dando-lhe um forte empurrão com a tromba - "veja se aprende com a lição e volte já para seu lugar !".
Impossível, não entender que animais sentem, gostam uns dos outros, pensam e sabem organizar suas vidas até considerando aspectos de prudência, coisa que muitos de nós humanos freqüentemente perdemos de vista.

Anatomia de um Golfinho!!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Como é a visão dos cães


Os cachorros não conseguem ver todas as cores, mas não enxergam em preto-branco.
Cães vêem o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem vivendo em um mundo paralelo. Assim como percebem coisas que não temos capacidade de notar, nós notamos coisas que eles não podem perceber.
Quando se fala de visão canina, logo vem a pergunta: a espécie enxerga em cores ou em preto e branco? Esse assunto será abordado a seguir, mas trata-se apenas de uma das características da visão. Dizer que sabemos como o cão enxerga não se reduz a conhecer essa resposta!
Cães enxergam colorido?
Sim, mas por muito tempo até mesmo os cientistas acreditavam que não. Hoje se sabe que os cães enxergam em cores, mas não distinguem todas as cores que os humanos vêem.
A principal diferença é que os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. Para nós e para outros animais, como pássaros e macacos, que comemos frutas, a diferença entre essas cores é gritante porque é muito vantajoso diferenciar rapidamente as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo.
Cães enxergam em uma escala de cores de amarelos e azuis.
Uma distinção que os cães conseguem fazer bem é entre o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de o cão buscar em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato.
Faça o teste: segure o cão sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e uma vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distância. Provavelmente, o cão optará por seguir a bola azul, muito mais visível para ele.
Visão noturna
É verdade que os cães enxergam no escuro? Depende. Na escuridão total, não. Mas os cães enxergam muito melhor do que nós no escuro, apesar de não conseguirem distinguir bem as cores. Pode-se dizer, portanto, que no escuro os cães enxergam em preto e branco.
A visão noturna é importantíssima para os animais que caçam no escuro, por dependerem basicamente da luz da lua e das estrelas. É o caso das matilhas selvagens e das alcatéias, cujos uivos, usados também para reunir o grupo para caçar, podem ser mais ouvidos à noite, especialmente nas noites claras.
Os cães precisam de 1/4 da luz que os humanos precisam para enxergarem a noite.
Faça o teste: com uma câmera de vídeo que filma no escuro (infravermelho) observe como o seu cão se locomove num quarto totalmente escuro. Coloque uma caixa ou cadeira fora de lugar e observe se ele desvia antes ou depois de tocá-la com a cabeça ou bigode. Depois, estimule o cão a andar – jogue uma bolinha que ele adore ou chame-o na sua direção – e aumente a luminosidade aos poucos (use luzes com intensidade ajustável ou permita que a luz da rua entre). Haverá um momento em que, apesar de você ainda não enxergar os objetos, o cão já desviará deles com facilidade. Isso mostra que ele enxerga com muito menos luz do que nós.
Os cães conseguem ver de costas?
Graças a uma amplitude de visão bem maior que a nossa, os cães enxergam o que está atrás deles. Como têm olhos mais laterais que os nossos, conseguem ver uma área maior, tanto para localizar presas como eventuais predadores. A maior amplitude visual varia, já que a posição dos olhos muda conforme a raça. Pastores Alemães, por exemplo, têm amplitude visual muito superior à dos Pugs.
Faça o teste: olhe para a frente e traga suas mãos com as palmas abertas a partir de trás da cabeça até enxergá-las. Você só as verá quando estiverem um pouco à frente das orelhas. Isso mostra que a amplitude visual humana é de aproximadamente 180 graus. Experimente fazer isso com o seu cão. Aproveite quando ele estiver olhando fixamente para um local. Mova um objeto de trás para a frente até que ele o perceba e vire a cabeça, querendo-o. Repare como o objeto é percebido, mesmo estando ainda atrás do cão. Fique atento: como o olfato e a audição dos cães são fantásticos, tente evitar que o objeto seja percebido pelo cheiro ou pelo barulho.
Detecção de movimento
Os cães conseguem detectar muito mais facilmente algo em movimento do que parado, qualidade útil nas perseguições durante a caça. É como se o objeto em deslocamento saltasse de um fundo parado.
Faça o teste: amarre numa cordinha um objeto que o cão adore. Prenda o cão num ponto fixo e distraia-o. Coloque o objeto a uma distância tal que fique difícil de ele ver facilmente. Solte o cão e, quando ele estiver “perdido”, procurando o objeto, puxe a cordinha para o objeto se mover. Observe como é localizado facilmente quando entra em movimento. Só não dá para sugerir uma distância padrão, porque o alcance da visão dos cães varia bastante e muitos deles são míopes.
Profundidade
Os cães não enxergam bem as profundidades. Como eles tem as pupilas muito grandes, quando eles vêem as coisas com certa distância, eles só enxergam com foco o que está no centro da imagem. Todo o resto é borrado. De qualquer forma, os cães conseguem perceber um objeto em movimento com até 600 metros de distância!
Cães não enxergam bem de longe
Sim, os cães são míopes. Eles só conseguem ver detalhes com até 6 metros de distância, enquanto uma pessoa com uma visào saudável consegue ver a 22 metros de distância. Cães não passariam no exame de motorista!

Gravidez Psicológica ou Pseudociese


A cadela começou a raspar cantinhos da casa, simulando cavar? Protege uma área ou objeto? Fica ansiosa e choraminga? Atitudes como essas, aliadas a uma eventual falta de apetite, podem indicar gravidez psicológica caso não tenha ocorrido acasalamento. Alexandre Rossi explica o que se pode fazer quando a gravidez é psicológica
A gravidez psicológica, ou pdeudociese, ocorre em mais de 50% das cadelas não castradas. Além das mudanças comportamentais, ela causa alterações físicas, como o desenvolvimento das glândulas mamárias e a produção de leite, chegando a surpreender muitos proprietários. Como isso foi acontecer se a fêmea nem esteve com um macho?

Como surge?
Do ponto de vista fisiológico, a gravidez psicológica é um engano do organismo. É gerada por alterações hormonais, capazes por si só de influenciar o comportamento e o desenvolvimento de tecidos mamários. Portanto, para que a “gravidez” ocorra, não é preciso haver filhotes no útero.
A confusão parece acontecer quando diminui bruscamente o hormônio progesterona, presente durante o cio e por mais dois meses. Quando a cadela está para dar a luz, cai o nível de progesterona, o que estimula a produção do hormônio prolactina. A prolactina, por sua vez, age no tecido mamário, podendo ativar a produção de leite e também causar o comportamento maternal. É comum as cadelas desenvolverem gravidez psicológica após a castração, se realizada até três meses depois do início do cio. Com a retirada dos ovários, que produzem a progesterona, há a interrupção da produção desse hormônio e a liberação da prolactina pela hipófise, localizada no cérebro.
Por que é comum?
À primeira vista, fica difícil imaginar como a gravidez psicológica se tornou comum na espécie canina. Mas, se pensarmos numa alcatéia (grupo de lobos), a coisa fica mais fácil. Nela, só os indivíduos dominantes costumam se reproduzir. E eles, tanto os machos como as fêmeas, são também os melhores e mais corajosos caçadores.
As lobas não dominantes que desenvolviam gravidez psicológica podiam cuidar, com perfeição, dos filhotes das fêmeas dominantes, já que apresentavam os comportamentos necessários para tal, e até amamentavam. Graças a essa ajuda, as fêmeas dominantes podiam caçar e conseguir alimento para o grupo. Com isso, as fêmeas que cuidavam dos filhotes se aproximavam afetivamente da líder e desenvolviam um bom relacionamento com a próxima geração. E ser influente numa alcatéia é importante para a sobrevivência e para a escalada hierárquica.
O que fazer?
Quando ocorre a gravidez psicológica, há quem deseje interrompê-la para a cadela voltar logo ao normal. Medicamentos que inibem a prolactina fazem cessar rapidamente a produção do leite e o comportamento maternal.
Sem medicação, a gravidez psicológica costuma terminar em duas semanas. Alguns proprietários preferem aproveitar essa fase para admirar o comportamento materno das suas cadelas. Apreciam vê-las adotar e proteger os filhotes imaginários, na forma de bichos de pelúcia, de bolinhas e até de controle remoto de TV! Uma das atitudes destinadas à proteção dos filhotes é cavar – serve para lhes preparar uma toca.
Devemos retirar os filhotes imaginários?
Algumas pessoas, para impedir que a cadela adote objetos, têm atitudes como tirá-la do cantinho que escolheu e esconder seus brinquedos. Tais procedimentos podem aumentar a ansiedade da cadela e estimular comportamentos compulsivos. Deixá-la a vontade é a maneira mais respeitosa de lidar com a situação.
Evitar agressividade
A cadela pode ficar com ciúme dos filhotes imaginários e se tornar agressiva para protegê-los. Mostre que você não irá roubá-los. Para isso, ao se aproximar dela, ofereça um petisco ou brinquedo. A maioria das fêmeas deseja a aproximação de alguém que, além de não ser ameaça, traga coisas gostosa.

Complicações com as mamas
O aumento das mamas é normal durantes a gravidez psicológica e o leite produzido acaba sendo reabsorvido pelo corpo da fêmea. Mas às vezes ocorre a mastife – inflamação nas glândulas mamárias. Por isso, se surgirem carocinhos, dores ou pele avermelhada, não deixe de consultar um médico-veterinário. A produção de leite pode aumentar ou durar mais tempo se as mamas forem estimuladas. É melhor, portanto, evitar manuseá-las. E se a cadela praticar auto-sucção das mamas, pode ser recomendado impedi-la com um colar elisabetano (posto em volta do pescoço torna impossível o contato da boca com o próprio corpo).

sábado, 24 de novembro de 2012

Paraná pode ser o próximo estado a introduzir controle ético de animais





A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (20/11), em segundo turno de discussão, o projeto de lei nº 873/11, do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que trata do controle ético da população de cães e gatos. A matéria veda o extermínio destes animais para fins de controle de população, prevendo:
- A introdução de medidas para identificação e registro de cães e gatos;
- O desenvolvimento de programas de esterilização e adoção;
- O controle de criadouros e campanhas educativas para guarda responsável dos animais.

O projeto havia recebido uma emenda substitutiva geral, de autoria do deputado Cesar Silvestri (PPS), que acabou sendo rejeitada com o apoio do seu próprio autor. Isto porque ela provocava dúvidas entre as entidades que lutam pelos direitos dos animais. Alguns ativistas, que acompanhavam a votação, entendiam que a emenda autorizaria a eutanásia indiscriminada dos animais abandonados.

Já o projeto original deixa claro que a eutanásia fica proibida, exceto se o animal estiver em estado terminal, como em virtude de alguma doença. Segundo Cheida, o objetivo é estabelecer regras para uma esterilização responsável e ações preventivas contra o abandono dos animais. Conforme o projeto, deverá ser realizada a identificação e o registro dos proprietários de cachorros e gatos, e essas informações vão constar em um banco de dados do órgão municipal responsável pelo setor.

A propositura segue agora para apreciação do governador do Estado, Beto Richa (PSDB), que pode vetar o conteúdo ou sancioná-lo dando força de Lei.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Macaco mais inteligente do mundo

Uma fêmea de bonobo, paciente e perseverante, arrebatou de um grupo de chimpanzés machos o título de "macaco mais inteligente do mundo", em um concurso organizado por zoológicos belgas. O resultado surpreendeu os primatologistas.
Inspirado em um programa muito popular na TV belga, intitulado O homem mais inteligente do mundo, o jogo que pôs em campos opostos bonobos do zoológico de Planckendael, em Malines, e os chimpanzés do zôo de Anvers, no noroeste da Bélgica, foi celebrado no começo de agosto com a vitória do primeiro grupo.
As seis provas consistiam em apresentar aos primatas das duas espécies os mesmos quebra-cabeças e labirintos a fim de que se valessem de uma manipulação engenhosa ou a ajuda de ferramentas rudimentares como galhos com folhas com o intuito de pegar laranjas ou nozes.
No começo, a iniciativa "era, acima de tudo, lúdica", explicou Jeroen Stevens, primatologista da Sociedade Real de Zoologia de Anvers (KMDA), que administra os dois zoológicos. A intenção era sensibilizar o público e financiar um projeto alternativo à caça de macacos em Camarões, onde a carne de caça costuma ser considerada uma iguaria. Mas o resultado do concurso surpreendeu os cientistas.
Jeroen Stevens esperava, na verdade, uma vitória dos chimpanzés, conhecidos por recorrer com frequência a galhos a fim de se alimentar com formigas ou cupins, ou de pedras para abrir nozes. Os bonobos também são capazes de usar ferramentas, mas sabidamente são menos hábeis e isto nunca havia sido observado na natureza, acrescentou. Além disso, os chimpanzés foram acostumados por seus cuidadores aos labirintos com os novos jogos, enquanto que os bonobos ficaram inicialmente assustados.
Jeroen Stevens não havia previsto as disputas "políticas" entre os chimpanzés de Anvers, onde dois jovens machos começaram este verão a contestar o macho dominante que reinou no grupo por 10 anos. No contexto destas disputas de poder, os jogos propostos despertaram um interesse apenas limitado.
Entre os bonobos, uma sociedade mais pacífica e matriarcal, na qual o sexo serve para regular conflitos, foi uma jovem fêmea, Djanoa, que conseguiu, sozinha, completar quatro das seis provas. 
Dúvidas — O primatologista Jeroen Stevens resistiu, contudo, a concluir que os bonobos — cujo comportamento e regras sociais ainda são pouco conhecidos — sejam mais inteligentes do que os chimpanzés. Com a vitória de Djanoa, "a pesquisa só está começando" porque ela levanta novas questões, destacou.
Djanoa venceu porque é a mais perseverante entre seus congêneres? Ou simplesmente porque ela é a única a realmente apreciar nozes? Ela foi bem sucedida em monopolizar os jogos, interditando o acesso dos demais, mesmo sem ser a fêmea dominante do grupo? Em meio a questões como estas, os pesquisadores do zoo querem encontrar respostas, variando os alimentos colocados no jogo, oferecendo muitos simultaneamente ou ainda confrontando os macacos individualmente com labirintos e quebra-cabeças.
Com apenas um acerto em seis registrado por um chimpanzé macho, o jogo também permitiu confirmar que tanto entre os bonobos quanto entre os chimpanzés — duas espécies que possuem 98% de genes em comum com os humanos — "as fêmeas são as mais dotadas para utilizar ferramentas", destacou o primatologista.
Mas é perigoso comparar espécies ou generalizar a uma espécie inteira conclusões sobre comportamentos individuais, preveniu Jeroen Stevens. "Tanto quanto fazer paralelos entre o homem e o macaco", completou.

Fêmea de bonobo descansa na relva: em experiência conduzida na Bélgica, macaca superou chipanzés, considerados mais inteligentes

Rato-toupeira-pelado




O rato-toupeira-pelado vive mais do que "deveria" e é muito resistente a doenças como o câncer. Para descobrir a fórmula de sua longevidade, pesquisadores sequenciaram o código genético do bicho. O feito pode ajudar cientistas a entender porque este animal pode viver 30 anos, mais de 7 vezes a expectativa de vida de roedores de seu porte. A equipe da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, que liderou o projeto, publicou o genoma do animal na internet, em julho, para que outros pesquisadores possam estudá-lo.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Decisão vai salvar vidas de milhares de animais que seriam utilizados em testes de laboratório.


A Coligação Europeia para o Fim da Experimentação Animal (European Coalition to End Animal Experiments – ECEA), em que vários dos membros do Eurogroup for Animals estão ativamente envolvidos, informa que Agência Europeia das Substâncias Químicas (ECHA) recentemente rejeitou propostas de testes para duas substâncias. A organização Eurogroup for Animals aplaude esta decisão, uma vez que ela terá um impacto positivo na vida de milhares de animais.
As duas substâncias rejeitadas são produtos químicos industriais utilizados para fazer artigos de borracha e adesivos. A ECEA foi informada de que não havia evidências satisfatórias para que tais testes ocorressem. Estes eram principalmente testes de toxicidade reprodutiva em duas gerações que utilizarim até 2 mil animais cada.
Anualmente, cerca de 12,1 milhões de animais – incluindo cães, coelhos e até mesmo nossos parentes mais próximos, os primatas genéticos – são usados em pesquisas de laboratório em toda a Europa. O Eurogroup for Animals defende que esse nível de sofrimento é inaceitável e desnecessário, e urge que instituições da União Européia e dos Estados-Membros se comprometam com o desenvolvimento e validação de métodos alternativos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Zoonoses recolhe mais 4 morcegos com vírus da raiva em Piracicaba, SP

Ações de vigilância foram iniciadas nesta terça nos bairros identificados.
Cidade soma 21 animais com a doença, contra 3 em todo o ano passado.

Número de morcegos com raiva cresceu 333% em Piracicaba neste ano (Foto: Reprodução EPTV)
Quatro novos casos positivos de raiva em morcegos foram diagnosticados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba (SP), segundo divulgou a Prefeitura nesta terça-feira (24). Com estes novos animais, o município soma 21 casos da doença desde janeiro deste ano, contra três em todo ano de 2011.
Os bairros onde os animais foram recolhidos, e por onde o vírus circula, são: Dois Córregos, São Francisco/Taquaral, Nova Pompéia e Bosque Água Branca. Todos esses animais foram, como de rotina, encaminhados para exame no CCZ de São Paulo.
A bióloga do CCZ Regina Lex explicou que não há estudos que indicam acréscimo real no número de morcegos infectados neste ano, pois o crescimento de animais positivos pode estar relacionado "apenas com o número de amostras enviadas para exame". "Houve maior conscientização das pessoas sobre a necessidade de notificação", disse.
Cobertura na Pompeia
A equipe de vetores do CCZ iniciou nesta terça as ações de cobertura de foco no bairro Nova Pompéia, nas áreas delimitadas num raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado, seguindo para Bosque Água Branca. Todos os imóveis serão visitados e os animais (cães e gatos) que ainda não foram vacinados neste ano receberão a dose de vacina anti-rábica.

sábado, 7 de julho de 2012

Cão é condenado à morte por se parecer com pitbull


Em 2010, o cão Lennox foi retirado da casa da família Barnes, em Belfast, na Irlanda do Norte, após uma denúncia.

Segundo a lei do país, é ilegal ter um cachorro com aparência de pitbull e o animal só pode ser salvo da execução caso seja comprovado que o "cão não trará risco para a população".
Porém, desde a aprovação da lei em 1997, apenas um animal conseguiu ser perdoado e salvo da morte.
Até ser capturado, Lennox era a companhia da filha deficiente de 11 anos de Caroline Barns e não havia nenhum relato de que o animal tenha sido agressivo com outra pessoa
Na última semana, um segundo julgamento do caso corroborou a primeira decisão da corte irlandesa e apenas uma questão de direito ou um perdão podem salvar Lennox na próxima semana.
A campanha pela salvação de Lennox já ganhou diversas páginas de apoio na internet, como uma petição online com mais de 160 mil assinaturas e uma página com mais de 60 mil "curtidas" no Facebook.

Divulgação
Lennox quando ainda era um filhote. Atualmente, o animal tem sete anos de idade
Lennox quando ainda era um filhote. Atualmente, o animal tem sete anos de idade

Investigação secreta revela abusos e crueldade em fazenda de criação de filhotes


Recentemente, a ONG de proteção animal Mercy for Animals divulgou um vídeo feito por um funcionário disfarçado usando uma câmera escondida, em uma fazenda de criação de cães em Kamrar, no Iowa (EUA). O trabalhador foi contratado entre abril e junho deste ano.
Ele registrou abusos horríveis, como trabalhadores arrancando testículos de filhotes de cachorro sem uma única gota de anestésico, levando muitos a sofrerem de hérnia de intestino devido à castração mal feita e morrerem devido a seus ferimentos. Os trabalhadores foram filmados cortando as caudas dos filhotes com tesouras, novamente, sem qualquer uso de anestésicos. Um processo chamado “thumping” foi usado nesta unidade, onde os trabalhadores pegavam filhotes por suas pernas traseiras e batiam-nos no chão esmagando suas cabeças, que é a forma deles “eutanasiarem” os que não estavam crescendo rápido o suficiente.
Porcos, assim como os cães e gatos, são animais muito sensíveis (Foto: Mercy for Animals)
Muitas das cadelas mães foram filmadas sofrendo severos prolapsos uterinos – uma condição na qual o útero literalmente sai de seus corpos como resultado de repetitivas e forçadas gestações. Estas cadelas não recebiam tratamento veterinário. Algumas das imagens mais perturbadoras foram as de animais sofrendo como resultado de rotineiras práticas reprodutivas em série. No vídeo, você pode ver fileiras e fileiras de cadelas confinadas no que a indústria chama de “jaulas de gestação”, que são jaulas de metal tão estreitas que as cadelas não conseguem nem se virar ou mudar de lado mais do que alguns centímetros. As cadelas ficam confinadas nestas jaulas por quatro meses, quando são retiradas para dar à luz e amamentar seus filhotes por várias semanas em uma “jaula de parto”, que permite que elas se deitem de lado mas não conseguem se virar para o outro lado. Depois de duas semanas e meia, os filhotes são desmamados e as cadelas são colocadas de volta nas jaulas de gestação para recomeçar o ciclo, que dura cerca de quatro anos até que o seu ciclo reprodutivo começa a diminuir a um ponto que elas não são mais consideradas “economicamente viáveis”. Nesse momento, muitas das cadelas estão mancas e com deformidades nas pernas devido à atrofia muscular. Seus cansados e agredidos corpos são carregados para o abate.
Após assistir a este vídeo, o autor de best-sellers e especialista em comportamento animal, Dr. Jonathan Balcombe, afirmou: “este vídeo mostra cenas de sofrimento insuportável e de negligência indesculpável”. O veterinário Armaiti May comentou: “Estou enormemente perturbado e chocado após ver essas cenas de tamanha crueldade”.

Talvez a parte mais chocante deste investigação é que todas as crueldades nela descritas fazem parte de uma rotina padrão da indústria agropecuária, e este método de produção segue as diretrizes de seu setor para o tratamento “humanitário” dos animais. Na verdade, é como se não houvesse leis a serem desobedecidas porque os animais criados para alimentação não têm realmente nenhuma proteção legal enquanto estão em uma fazenda. O vídeo chocou a indústria de alimentos e de varejo, e fez com que grandes empresas buscassem se assegurar de que sua carne não estava vindo desta fazenda.
Espere um segundo. Aguarde só um segundo. Eu só percebi que eu acidentalmente (OK, isso foi proposital) escrevi “cão” cada vez que eu quis dizer ‘porco’ e escrevi ‘filhotes’ em vez de “leitões”. As minhas desculpas. Agora todos nós podemos ficar descansados, sabendo que estes abusos não foram infligidos em nossos animais domésticos tão amados.

Mulher é flagrada com presas de marfim e couro de diversos animais em aeroporto




Agentes da alfândega americana flagraram uma mulher de 63 anos que tentava entrar nos EUA, pelo Aeroporto de Los Angeles, com oito presas de marfim e sete bolsas feitas de couro de diferentes tipos de animais, entre eles elefante, crocodilo e arraia.
A passageira, de cidadania americana, vinha da Grécia via Alemanha, e não tinha declarado nenhum desses objetos, todos proibidos pela lei que protege espécies ameaçadas nos Estados Unidos. A bagagem irregular foi identificada por meio de aparelhos de raios x.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cão que estava sendo comido por insetos apresenta melhoras e ganha novo lar no PR


Batizado de Frank, o cão estava à beira da morte em um terreno baldio e foi resgatado pela Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana.

A Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (PR) é uma entidade que sobrevive pelo empenho de alguns voluntários. A Soprap não tem vínculo com o governo, e todas as ações são realizadas em prol da vida dos animais.
Na semana passada, voluntários da ONG resgataram no bairro Djalma Mendes este cachorro. O nome dele é Frank. O cão estava vivendo abandonado em um terreno baldio, e já estava sem comida e sem água há mais de duas semanas.
Jaqueline trabalha como agente de viagens durante o dia e à noite estuda comércio exterior. Nos intervalos da sua rotina, ela participa das ações da ONG. Ao ficar sabendo da história de Frank, ela se sensibilizou e acabou levando o cão para a sua casa.
A Soprap vive de doações. Quem quiser ajudar a ONG ou adotar um animal, basta procurar pela página da entidade na internet, que é apucarana-soprap.com ou pelo telefone (43) 9670-4848.

Casa de leilão é acusada de praticar atrocidades contra animais

 

 

Promotores apresentaram graves acusações de crueldade aos animais contra o proprietário e sete funcionários de uma casa de leilões de gado no sul da Califórnia, após vídeo secreto filmado por grupo de ativistas de direitos animais ter mostrado funcionários chutando, espancando e arremessando os animais enquanto eles eram preparados para serem vendidos. As informações são do Global Animal.
O vídeo amador, obtido na terça pela Associated Press e filmado pela ONG Mercy for Animals, de Los Angeles, mostra os funcionários chutando e batendo em porcos para obrigá-los a subirem por uma rampa estreita, batendo em emas com um bastão e arremessando cabritos pelo pescoço e patas traseiras. Em uma cena, dois funcionários arrastam uma ovelha doente que não pode andar por suas orelhas e a suspendem como um objeto até ser colocada na parte traseira de uma van.
Promotorem entraram com um total de 21 acusações contra o proprietário, Horacio Santorsola, e sete funcionários, após conduzirem investigação adicional com a ajuda da ONG Inland Valley Humane Society, disse Reza Daghbandan, um promotor do distrito de San Bernardino.
Os réus, que não se encontram sob custódia, terão uma audiência em 20 de Julho e receberão uma pena máxima de um ano de prisão e uma multa de mil dólares, se forem condenados, diz ele.
Santorsola, de 73 anos, disse que está havendo um exagero sobre o caso e que ele e seus funcionários não fizeram nada de errado.
Ele diz que nunca foi acusado nos 18 anos que trabalha neste negócio, e também disse que “puxar animais pelo pescoço e pernas é necessário pois eles não são mansos”.
“Eu acho que é um monte de porcaria”, disse Santorsola. “Como é que você vai pegá-los? Eles não têm uma guia. Eles correm, acreditem, eles realmente correm”.
O vídeo foi gravado no início deste ano durante um período de sete semanas por um investigador disfarçado, usando uma micro câmera oculta em sua roupa, disse Matt Rice, diretor de investigações da Mercy for Animals.
Os promotores contaram com a ajuda de veterinários para determinar que as ações caracterizam comportamento criminal, disse Daghbandan. Especialistas que viram a filmagens consideraram o tratamento aos animais, que incluem emas, porcos, cabritos, ovelhas e vacas, como “brutalmente impróprio”.
“Se eles tivessem feito isso a um animal doméstico como um gato ou cão, todos saltariam de indignação”, disse Holly Cheever, uma veterinária e testemunha de casos de crueldade que é também vice presidente da Associação New York State Humane.
Cheever disse que em uma cena, uma vaca parece estar tendo um prolapso uterino e está sangrando.
“Arrastar animais abatidos, arremessar filhotes no chão, deixando-os ofegante e morrendo: é difícil escolher uma pior cena, porque é tudo muito desagradável do início ao fim”, acrescenta.
O website da Ontario Livestock Sales diz que a companhia, que é uma empresa familiar situada a 64 quilômetros a leste de Los Angeles, realiza leilões todas as terças-feiras e explora cavalos, gado, cabras, porcos e animais exóticos. A instalação, que foi fundada em 1936, vende 1.000 a 1.300 animais a cada semana, de acordo com o site.
A Mercy for Animals filmou diversas instalações de empresas de gado nos EUA, incluindo uma granja de aves que no ano passado levou a empresa McDonalds a encerrar o contrato com seu fornecedor de ovos após uma filmagem secreta ter mostrado galinhas amontoadas em gaiolas apertadas, pintos machos sendo atirados em sacos plásticos para morrerem sufocados e funcionários cortando os bicos das aves. No entanto, cabe lembrar que a troca do fornecedor neste caso apenas mascara o problema, pois sabe-se que todos os fornecedores da indústria de ovos operam desta mesma maneira cruel.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pense Bem.

"Em poucas palavras o que vc diria que seu animal de estimação é para vc?' Sinta-se a vontade.

Direitos dos Animais!!

                                              Quais são os direitos dos animais

Assim como os seres humanos, os animais também possuem seus direitos, no qual o Brasil e países membros da ONU são subscritores das declarações de proteções aos animais, sendo que estas declarações foram proclamadas em uma assembléia da UNESCO em Bruxelas, na Bélgica em 1978. Veja logo abaixo as Declarações Universal dos Direitos dos Animais:

-Art.1º: todo os animais nascem de forma igual perante a vida e assim possuem os mesmos direitos à existência.
-Art.2º: cada animal possui direito ao respeito, assim o homem como uma espécie de animal não tem o direito de explorar ou exterminar quaisquer animais, no qual deve inserir a sua consciência para a prestação de serviços aos outros animais. Desta forma, qualquer animal tem o direito de ser protegido ou de ter consideração do homem.
-Art.3º: nenhum animal deve ser dominado a maus tratos e atos cruéis, sendo que quando houver a necessidade de ocorrer a morte de um animal, esta deve ser rápida e sem dor.
-Art.4º: quaisquer animais selvagens tem o direito de viver em seu habitat natural, seja ele aquático ou terrestre, além de ter o direito de se reproduzir. A ausência da liberdade, principalmente para fins lucrativos é extremamente proibida.
-Art.5º: qualquer que seja o animal inserido no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescendo segundo o seu ritmo, condições de liberdade e de vida da própria espécie. Caso seja comprometido por fins mercantis, este ato é completamente contrário a este direito.
-Art.6º: o animal selecionado pelo home para se tornar companheiro do mesmo, tem o direito de uma período da vida igual a sua longa duração de vida natural. Desta forma, o abandono é considerado uma to cruel e desonroso.
-Art.7º: todo o animal que trabalha tem o direito um mínimo de tempo e intensidade de trabalho, a repouso e a alimentação saudável.
-Art8º: a utilização de animais para a realização de experimentos que necessitam de sofrimentos físicos é incongruente em relação aos direitos dos animais, não importante se seja uma experiência comercial, médica, física ou qualquer outra. Assim, as técnicas substutivas devem ser obrigatoriamente desenvolvidas e utilizadas.
-Art9º. nenhuma espécie animal deve ser utilizada para o divertimento do homem, no qual a exibição e espetáculos com animais são contra as leis, principalmente sobre a dignidade do animal.
-Art.10º: caso o animal seja utilizado para alimentação, o mesmo deverá ser nutrido, alojado, transportado e abatido, sem como conseqüência dor e ansiedade.
-Art11º: é considerado um biocídio, ou melhor, um delito contra a vida a morte de animais sem a necessidade.
-Art12º: caso seja ocasionada a morte de uma grande quantidade de animais da mesma espécie, sobretudo, selvagens, ocorre um genocídio que é considerado um delito contra a espécie.
-Art13º. animal morte deve ser tratado com respeito, sendo que as cenas de violência no qual os animais são vítimas, são proibidas em cinemas e televisão, a não ser que tenham como intuito mostrar atentados que violam os direitos dos animais.
-Art14º.a associação de proteção e de salvaguarda dos animais são representantes do governo, no qual os direitos dos animais são defendidos através de leis, como por exemplo, os direitos humanos.

Sim eles tem sentimentos!

Porque bate,mata e outras coisa cruéis que fazem com os animais são nossoas melhores amigos dem amor e carinho pois eles a gente pode estar no pior dia e eles estão junto com a gente não maltrate seu animal.